Saturday, 10 February 2007

- Semanário Popular -

Ao menino e ao borracho, põe Deus a mão por baixo.

25 comments:

Anonymous said...

"Ao menino e ao borracho, põe Deus a mão por baixo."

O menino Carlitos e o Miguel borrachão, por trás levam apalpam.

PÉPE-RÁPIDO

Anonymous said...

Escreve-se Apalpão e não apalpam....

Deve ser alguem de engenharia ou de medicina ;)

Anonymous said...

Este Bean não sabe o que diz mas sabe como se deve dizer. É obra...
Tenho de dar a mão à palmatória e admitir que o Bean, apesar de tudo, e apesar dele próprio, às vezes também tem razão.
Sabes que os engenheiros e os médicos, quando muito, PALPAM (sem serem palpados, claro). Daí, tenha todo o sentido que, não se sentindo familiarizados com o termo, errem aquando da aplicação do mesmo. Valha-nos nessa altura termos sempre por perto alguem que faz do termos um hábito, e que logo nos chama a atenção para o erro.
Sabes Bean, nem todos tivemos a sorte de nascer com umas nalguinhas tão gordinhas e bochechudas como tu: um autêntico petisco para o teu ídolo Malato. Por falar nisso, já rapaste a pêra?


PÉPE RÁPIDO - "O Impiedoso"

Anonymous said...

Pepe, hà momentos da vida em que temos de fazer uma retrospectiva e, se for esse o caso, dar a mão à palmatória.

Tu encarnas bem akela "estória" do verdadeiro Pepe Rapido:

O Pepe era aquele gajo tão rápido que se virava para a catraia que acabara de conhecer e dizia: "És virgem, não eras!?"

Anonymous said...

Oíche mhaith

Anonymous said...

Feijão = Bean = Pónaire

Miguel, Carlos e 3º elemento, corrijam-me please...

Anonymous said...

"PÉPE-RÁPIDO" é um típico apelido Português. Tem centenas de anos. Reza a história que D. Sancho I foi o primeiro a sofrer com as nossas tropelias. Na altura erá-mos os Fagundes e o nosso brasão era um "calháu"! Acontece que D. Sancho ficou tão admirado com a rapidez do meu nobre antepassado, que abdicou de o nomear cavaleiro, para logo o nomear Conde!A nossa dívisa é "Água mole em pedra dura, connosco fura antes que bata" mas o nosso brasão não sei qual é. Diz que foi censurado pelo Senhor Torquemada.
Enfim,somos todos diferentes mas temos todos uma cvaracterística que tu já conheces. Está-nos no sangue, Bean.

PÉPE-RÁPIDO

portaingéalach said...

Falando do alto da minha sabedoria no que diz respeito a essa maravilhosa língua: nao é necessária qualquer correcção Bean, é isso mesmo!

Anonymous said...

Este Pépe-Rapido também tem a mania que é esperto!

Foi-se o Rego ficou o Rapido :)

Mas o que ele não sabe, ou não quer dizer, é que Pépe-rápido mais não é do que uma tradução "parola" do boneco Speedy-Gonzales.

Anonymous said...

Com estas histórias do Inglês esquecemo-nos que o que algumas pessoas precisavam era de umas valentes lições de história. Então o pobre Atchim, cuidado! Nem sequer sabe que o ratinho speedy foi criado na sua versão original em 1953 e redesenhado em 1955. Isto não é história, é senso comum. Para o confirmar perguntei hoje ao homem do talho e ele sabia. Não tens vergonha? Já sei porque és o atchim. Tu não falas, tu espirras...

Respeitosamente,

PÉPE-RÁPIDO

P.S.: Ó Atchim, desculpa lá mas tu és de espirrar...

Anonymous said...

Caro Pepe-Rapido_mas_Bebe-Devagar:

Tu que sabes tudo, diz lá como é que se chama aquela máquina que as senhoras normalmente tinham em casa e que tinha um pedal e servia para dar pontos na roupa....

Anonymous said...

LOL...

Sabem como se chama a mae do Pepe Rapido?

WIKIPEDIA....

afinal é de lá que vem toda a sua educação.

Anonymous said...

Caro Pepe

Não tomes nunca por inteligência o uso das tuas faculdades de imaginação.

Sabes que não hà nada tão estúpido como a inteligência orgulhosa de si mesma...

Joana

Miss Japa said...

e ainda bem! se não pusesse, o terramoto de hoje - preview do que me espera - era capaz de ter reproduzido em mim o momento final do relacionamento entre o Salazar e uma cadeira!

Anonymous said...

Meu Deus! Qual não é o meu rico espanto quando vejo 14 comentários neste post. Pensei logo, estás tramado! Mais 4 do que ontem.

Confirmou-se o pior. Nem um a elogiar as façanhas da minha rica família de que tanto me orgulho... (snifff) Pior! Acho que todos os comentários vêm da boca de 3 raparigas! (sniff...snifff) Raparigas minhas CONHECIDAS.. (snifff..sniff..sniff) Estou a deitar a perder toda a credibilidade que o meu nome sustentava. Meninas, não há mesmo volta a dar?

Só me resta o meu caro amigo Bean. Bean, posso-me juntar a ti?Desculpas-me? Assim seremos dois sacos-de-pancada. Vais ver que passará a doer menos. Vai ser bem repartido!Juro! Jacinto, volta!

O anónimo da máquina e do dedal e mais não sei o quê é mau. Não diz o nome dele. Feio! Contigo já não falo mais.

A menina joana é mais bem educada e até disse "Caro PEPE". O "CARO" deu logo um timbre altivo à coisa, mas depois tive que engolir o PEPE. Joaninha, não me leves a mal. Mas PEPE há muitos. Eu sou o PÉPE-RÁPIDO.
Joaninha, na tua primeira citação (para mim a mais bonita!) dizes que tudo o que digo é fruto da minha imaginação(juro que não é) e que nada tem a ver com a minha inteligência, ou com a falta dela(porque razão havia de ser?São factos). Acontece que na segunda já dizes que é inteligente(continuo sem perceber porquê) mas que está mal orgulhar-me dela(eu quanto muito orgulho-me dos meus antepassados). Em que é que ficamos? Sou ou não sou inteligente?!
Não precisas de responder porque eu não iria acreditar em ti... Se és a Joana que conheço pareces-te pouco com qualquer máquina avaliadora do Q.I.

Garanto-vos que não fui à wikipédia. Juro por tudo! A sério. Não sei como prová-lo... aposto mil contos!!.... Ou será que fui?!
CLARO QUE SIM! Queriam que fosse onde, procurar o nascimento do ratinho? Ao Record ou à Nova Gente?!Se levaram a mal é porque também acreditaram na história do homem do talho... Oh meninas!! Palavra de honra que não queria fazer ninguém passar por parvo.

Bom, para finalizar (uff), tenho de admitir a minha pequenez ao lado de miss japa. É verdade, sim senhor! Não percebi nada do que querias dizer..


Respeitosamente,

PÉPE-RÁPIDO

P.S.: Bean, aquela história do malato era a brincar, ok? Amigos?

P.S.: Jacinto. Já sabes. Temos de ser uns para os outros! Volta!

Miss Japa said...

esclarecimento não-wikipedico mas com umas nuances historicas e de happening noticioso do dia de hoje:

"ainda bem!" - expressão que designa, relativamente ao facto de deus por a mão por baixo dos borrachos (lista na qual pretensiosamente me incluí), um certo alívio dado que hoje, como refiro em "terramoto de hoje", houve de facto, um TERRAMOTO de magnitude 6.0 na escala de Richter em Portugal. E esse é o happening noticioso do dia.

Ora se deus não me pusesse a mão por baixo, teria caído da cadeira, qual Salazar, ou seja, "teria reproduzido o momento final do relacionamento entre o Salazar e uma cadeira!", acontecimento mítico da história de Portugal, dado que o "produzir e poupar manda o [Lima e o] Salazar" faleceu ao embater com a cabeça numa, reza a lenda.

A missjapa vem com provedor do leitor incluído e é ferverosa adepta da liberdade de expressão e crítica democrática por isso sinta-se sempre no direito de requerer esclarecimento! (mais rápido ou menos rápido, consoante o fuso horário)

Anonymous said...

:) Da parte que me toca estou elucidado! Até demais...

Acontece que eu tenho um trauma de infância:nunca por alguma vez tive o prazer de sentir um terramoto (espero não vir a engolir em seco estas palavras).Toda a gente dá por eles menos eu. Nem quando estou acordado! Hoje não foi excepção:o cão ladrou, a porta fechou,a louça abanou, o pai gritou, a mãe telefonou,... e eu sentadinho a estudar! Ainda não foi desta.

P.S.: Ò Lima! Não é possível votar em duas pessoas para o cruzeiro. Um gajo sozinho apanha uma seca do carassas. Pelo menos um parzinho!

PÉPE RÁPIDO

Anonymous said...

Carissimos:

O Jacinto está bem e de saúde! Apenas tem uma vida e gosta de usufruir dela durante o fim-de-semana, criado para esse efeito, para os que a têm. Vejo que têm fervorosamente contribuido para animar este magnifico blog e agradeço do fundo da alma a preocupação que tiveram em relação a minha pessoa e à falta de presença desta. Posto isto, comecemos. Vejo aqui uma acesa discussão entre o sexo masculino e o feminino referente a... um ratinho que usa um sombrero! Os meus parabéns por tão profunda reflexão que vos ocupou o tão abençoado fim-de-semana! Só não consigo entender uma coisa. Onde é que entra a inteligência que todos tanto se orgulham de ter neste despique sobre o tão baladado roedor mexicano??? Fiquei naturalmente abismado com o marasmo que tomou conta deste blog.
Peço a todos que façam uma profunda reflexão e que, da próxima vez que quiserem medir forças desses tão musculados cerebros (e sim, eu sei que o cerebro não é um músculo...), deixem o pobre rato em paz que nunca me lembro dele ter sequer alguma vez ter desafiado a inteligência...

P.S. - Disse préviamente que o assunto estava a ser discutido entre o sexo masculino e o feminino. Atchim, não sei dizer, pela origem sui generis do teu nome, onde te incluir. Espero que me esclareças, porque até lá serei forçado a concluir que um espirro não tem sexo.

Respeitosamente,

Jacinto Rego

Miss Japa said...

duvida existencial para as wikipedias ambulantes que por aqui graciosamente compartilham a sua sabedoria com os empobrecidos de espírito (e quiçá músculo - devem ser talvez efeitos secundários da cerveja...: um espirro não tem sexo?

será por isso que é "abençoado" e se diz santinho quando alguém espirra?


sr. pepe: esse problema resolve-se com facilidade, e eu, em jeito de sábia conselheira assalariada da Revista Maria digo-lhe já como resolvê-lo. Viaje até ao Japão. Por lá os tremores são diários. Algum há-de-lhe surtir efeito. Ou talvez quem sabe, seja tal a rapidez dos seus movimentos que, em termos de leis da Física, os mesmos representem forças e movimentos contrários aos provocados pelos abalos sísmicos, resultando na anulação dos mesmos ao nível da sua entidade corpórea!

graciosamente
aquela que não tem a pretensão de saber nada ou de se mover com excessiva rapidez,
Miss Japa

Miss Japa said...

mas quanto à nau se dever transformar em arca de noé e permitir apenas a entrada de pares, não podia estar mais de acordo.

A tentativa de enviar alguém isolado e solitário para a Índia parece-me um gesto reaccionário de protesto anti-dia de São Valentim (e se for esse o caso então estou de acordo com o envio de pessoas isoladas, mas apenas nessas circustâncias)

Anonymous said...

Miss japa,

As viagens para o Japão são muito caras. Maneira que se fizer o favor de em mim votar, terei mais facilidade em comprar um bilhete na Índia.

"aquela que não tem a pretensão de saber nada"

Diz que duas negativas somam uma positiva. Maneira que aqui se assume como pretensiosa no que ao saber toca. Não que isso seja necessariamente mau!

Imagino que não saiba a história dos PÉPE RÁPIDO. Nós não nos movemos com particul rapidez. O nosso grande trunfo é jogar na antecipação. Quem se move com excessiva rapidez é o Obikwelo e o Bean, e não consta que sejam meus familiares.

Fico À espera desse voto!

saudações benfiquistas,

PÉPE RÁPIDO

Anonymous said...

Sao sábias as vossas palavras: a solidão é porventura o sentimento mais cruel que se pode abater sobre um ser humano.
Todavia, ao que suponho, o que está em causa é infligir uma penalização, pelo que faz sentido procurar evitar transformar uma epopeia transtornante num cruzeiro do bom tempo, com caipirinhas e companhias abikinadas!


Sem mais de momento,

Vasco da Gama

Anonymous said...

Agora aqui temos um Vasco da Gama. E muito bem! Para mim, o único problema levanta-se com o facto de eu, à partida, ter escolhido o meu caro Jacinto Rego para timoneiro da Nau. Como por certo se hão-de lembrar, não vos falte a memória e o ouvido, o Jacinto Rego é o maior Navegador português. Parece que agora, com tão ilustre visitante, maiores dúvidas se levantam. Claro que era um luxo podermos contar com estas duas pérolas da navegação a timoneiro. Se isso for possível, apresento desde já a minha humilde ideia: um iria agarrado ao "leme" e o outro agarrado ao "mastro"!

Por outro lado,parece-me cruel condenar um pobre de nós ao martírio da viagem solitária. Eu gostaria de ir, mas jamais o faria na ausência de um ombro amigo. Não pensem que temo o escorbuto ou o Adamastor. Para o primeiro chegavam umas caixinhas de vitC, para o segundo chegam as vezes em que tão solenemente frequentei o sumptuoso D.D. e de perto aprendi a lidar com centenas de Adamastores!Ficaria sim amedrontado, quando sozinho entregue aos encantos dos venenosos cantos das sereias. Penaria, sem notícias do Pinhal Novo. Desesperaria, quando dentro de um barco sozinho, só me pudesse antecipar a mim próprio e não mais pudesse fazer com que outros temessem a minha virtude...

Por isso, peço a todos vós que compreendam e aceitem que, como diz o meu Caro Vasco da Gama,"a solidão é porventura o sentimento mais cruel que se pode abater sobre um ser humano" - mesmo na presença de álcool, acrescento eu, que na solidão ataca, deprimindo-nos a alma e baixando-nos o ego.

Muito humildemente,

PÉPE RÁPIDO

Anonymous said...

eu sei que nao vai muito a tempo mas.. O 'borracho' a que esta frase se refere é alguem bebado.. emborrachado.. Nao a carinhas larocas :) Frase inventada a pensar em quantas queimas das fitas chegamos a casa de carro sem saber como.. Deus poe a mao por baixo.. E depois um dia tira.. :(

Anonymous said...

Nxi v itq l franksxxxlinks, hot xxx movies. Vrh w, bgm etyluf|vxb lsbdhtt h ed bv.