Wednesday 25 April 2007

25 de Abril de 1974

Há 33 anos atrás Portugal acordava para um dia de revolução: 48 anos depois do início do Estado Novo, uma pacífica coluna militar derrubava o regime.

Em 2007, num programa de televisão, uma votação telefónica elegeu Salazar como o maior português de sempre. Não faltaram vozes a apelidar os votantes de saudosistas ou fascistas. O segundo lugar foi obtido, curiosamente, por Álvaro Cunhal. Mais uma vez, ouviram-se vozes a apelidar de comunistas os restantes votantes.

No dia de hoje, a discussão mantém-se: de um lado da barricada os que têm saudades do regime, do outro os que têm saudades da revolução. Com 33 anos de democracia já é ridículo julgarmos que é tempo de avaliar o progresso obtido, com 33 anos de democracia deviamos estar a léguas do Estado Novo, com 33 anos de democracia deviamo-nos orgulhar de mais do que termos aberto as fronteiras à Coca-Cola.

Afinal, já é quase meia-noite, e é tempo de recuperar forças porque daqui a 365 dias teremos outra oportunidade de insultar fascistas ou comunistas - a não ser que a RTP nos brinde com outra oportunidade fora do calendário.

Na pior (ou melhor) das hipóteses, dia 25 de Abril de 2008 é abençoado pelo sol, aproveitamos o fim de semana prolongado e deixamos as conversas políticas para outras primaveras.

Democracia sempre!

No comments: